23.4.09

A Caixa de Pandora


Todos temos os nossos segredos.
Os palavrões mais porcos a que recorremos interiormente num momento em que estamos sem outra saída; as pragas mais desumanas que concebemos nesta nossa massa a fervilhar de raiva ou de aperto, entre outros...

Porém, estes são ingénuos.
Existe em nós obsessões, manhas, muitas das vezes sem qualquer proximidade aparente com estas torturas nem mesmo com uma ligação necessária à maldade ou ao seu recurso.

É uma espécie de engrenagem do pensamento. Acho que é sobrevivência. Ás vezes, ouvimo-las de fundo quando escutamos o que alguém nos conta ou quando observamos algo.
Os sentidos que activam esta caixa forte são mesmo estes dois. VER e OUVIR.
E no entanto são enganosos, como sabemos. Tudo isto não tira a que se passe do ver e ouvir para outra escala. A reformulação da imagem depois do ver... As palavras que soa uma e outra vez...

E pronto, abrimos a caixa...

... ou alguém abre ...

Aaaaaahhhh...
O constrangimento de sermos expostos em algo do nosso pensamento não se compara a uma nudez. Este constrangimento não é material, este constrangimento agarra numa dimensão não animal. Este constrangimento reflecte um medo pessoal muito superior a qualquer coisa física devido ao patamar em que se desenvolve e devido à nossa dinâmica das relações.
Tememos perder tudo. E nessse momento perdemos. Possivelmente um ou outro amigo mais distraido(!).Perdemos também amarras mentais, boas ou más. E nesse momento parece que perdemos todo o nosso caracter e tudo o que conhecemos em relação a nós proprios, chegando mesmo a recusar o que "resta".

Mete nojo!!!

Que Fazer? Passamos mal enquanto o sentimento de recusa não trouxer cansaço ao nosso espirito... Depois, é so aceitar quem somos PACK TUDO-INCLUÍDO.


Imagem retirada de rasgo.wordpress.com

2 comentários:

  1. E somos o PACK, pois que remédio, a sobrevivência engana, e faz morrer muita coisa, por vezes algum respeito, por vezes amor, e mesmo o próprio, e algumas vezes as maiores amizades...

    ResponderExcluir
  2. este pensamento remete-me para uma experiência recente minha ... a vergonha ... perde-se tudo! Ficamos nus. Ali, onde muitas vezes o embaraço só existe deste lado!

    ResponderExcluir